segunda-feira, 2 de maio de 2005

Nostalgia

Lu Minami

Ouvindo: Balão Azul, Guilherme Arantes.

Essa semana eu suspirei muitas vezes e disse: "Nossa, me deu uma nostalgia..."

Não é bem saudade. Parece déja-vu, mas é diferente. Tem cheiro e gosto de coisa antiga que a gente gostava, mas não consegue se lembrar. Sei lá, lembrei de gente que eu não via faz tempo, de fatos antigos, de brincadeira de criança e de notícia velha. Saí na rua e parecia o clima de um dia que vivi 15 anos atrás. Meio vento, meio sol, com cheiro de chuva e cachorro fazendo xixi no poste.

Aí, sentamos ali na lareira acesa, com vinho e cigarro e começamos a lembrar de música, nome de bicho de estimação, brinquedo, desenho animado, amores antigos, nome de doce. Pé-de-moleque, algodão-doce, têta-de-nega, maria-mole, suspiro, arroz-rosa, bicho-de-pé... Não tem gosto de infância? Padaria do bairro, mercearia da Tia Sônia?
E desenhos? Manda-chuva, Turma da Pesada, Tu-tubarão, ThunderCats, Smurfs, Ursinhos Gummy, Pica-Pau (nas cataratas), Space Ghost, Speed Racer, Caverna do Dragão e mais um montão de coisa.

Difícil crescer e lembrar dessas coisas com certa dificuldade, né? Difícil se dar conta que faz mais de 10 anos que você já foi adolescente. Pô, eu já vi 02 papas! Já vi 02 regimes políticos vigorarem! Muita coisa. E eu me acho muito nova, mas já sou uma senhora.

Não evoluí com a música. Não tenho apreço pela música eletrônica atual ou pelas gritarias e rimas da negritude de hoje em dia, como tenho pelas melodias de Chico, Vinícius, Tom, Sinatra.
Não evoluí tanto com a literatura. Gosto de Jack London, Thomas Mann, Alexandre Dumas, Platão e Shakespeare. Gosto da minha década, mas prefiro as décadas de antes. Gostava da Xuxa de antes, não da Xuxa de hoje. Gostava dos Trapalhões e não da Zorra Total. Gosto das coisas de antes.

Mas, no fundo, acho que isso é medo besta de envelhecer e esquecer das coisas antigas e só dar valor para o que vem depois. É... medo de morrer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lu,

creio que não seja medo de morrer, que nos temos.

Os Humanos, por mais evoluidos que sejam, são de certa forma materialistas e muito burros!!

Pois qdo lembram do passado, ficam com aquela coisa, eu queria voltar e fazer tudo diferente !!

O fato é, não ha mais volta, envelhecer e amadurecer é consequencia, e até melhor pois podemos colher os bons frutos do que plantamos la atras.

Pena que alguns se prendem a um passado que não vai alterar e nada o presente, não vivem este e não fazem nada pelo futuro.

Com diz a letra de uma musica do Ira

"Qdo me sinto assim, volto a ter 15 anos, começando tudo de novo....... Vivendo e Não Aprendendo "

Bjo

GUTO®

Site Meter