segunda-feira, 10 de outubro de 2005

*DECLARAÇÃO PIRATA* Capitão Bellamy




Jú Mancin


Ouvindo The Doors

O texto a seguir, foi extraído integralmente do livro TAZ, Hakim Bey*, da coleção BADERNA.

"Daniel Defoe, escrevendo sob o pseudônimo de capitão Charles Johnson, escreveu o que se tornou o primeiro texto histórico sobre os piratas, A General History of the Robberies and Murders of the Most Notorious Pirates (Uma História Geral de Roubos e Assassinatos dos Mais Notórios Piratas). De acordo com Jolly Roger (a banderia pirata), de Patrick Pringle, o recrutamento de piratas era mais efetivo entre os desempregados, fugitivos e criminosos desterrados. O alto-mar contribuiu para um instantâneo nivelamento das desigualdades de classe. Defoe relata que um pirata chamado Bellamy fez este discurso para o capitão de um navio mercante que ele tomou como refém. O capitão tinha acabado de recusar um convite para se juntar aos piratas:

Sinto muito que eles não vão deixar você ter sua chalupa de volta, pois eu desaprovo fazer mesquinharia com qualquer um, quando não é para minha vantagem. Dane-se a chalupa, nós vamos naufragá-la e ela poderia ser de uso para você. Embora você seja um cachorrinho servil, e assim são todos aqueles que se submetem a ser governados por leis que os homens ricos fazem para sua própria segurança; pois os covardes não têm coragem nem para defender eles mesmos o que conseguiram por vilania; mas danem-se todos vocês: danem-se eles, um monte de patifes astutos e vocês, que os servem, um bando de corações da galinha cabeças ocas. Eles nos difamam, os canalhas, quando há apenas esta diferença: eles roubam os pobres sob a cobertura da lei, sem dúvida, e nós roubamos os ricos sob a proteção de nossa própria coragem. Não é melhor tornar-se então um de nós, em vez de rastejar atrás desses vilões por emprego?

Quando o capitão replicou que sua consciência não o deixaria romper com as regras de Deus e dos homens, o pirata Bellamy continuou:

Você é um patife de consciência diabólica, eu sou um príncipe livre e tenho autoridade suficiente para levantar guerra contra o mundo todo, como quem tem uma centena de navios no mar e um exército de 100 mil homens no campo; e isto a minha consciência me diz: não há conversa com tais cães chorões, que deixam superiores chutá-los pelo convés a seu bel-prazer."

* Hakim Bey é o escritor misterioso. Não há fotos dele. Milhares de histórias a respeito de quem seria ele correm soltas pela internet. A mais freqüente diz que Hakim Bey teria sido um poeta em algum lugar do norte da Índia, que por questões políticas teria sido obrigado a fugir para a Inglaterra e depois, por causa do envolvimento em uma ação terrorista, teria fugido para Nova Iorque.

A informação mais segura diz que ele viveu muito tempo no Irã, mas fazendo o quê é um mistério. Quando a Time tentou entrevistá-lo, ele se recusou e passou um tempo desaparecido. Mas nada disso impediu que ele se tornasse um dos autores mais discutidos do mundo atual.

4 comentários:

Anônimo disse...

Winston Reinvents Skinwalkers
John Rosengrant of Stan Winston Studios told SCI FI Wire that the latest effort for the makeup master-the werewolf film Skinwalkers -won't focus much on the transformation of guy-into-wolf because it's been ...
My payroll pay cards site is nice, but I like yours too! Come on over if you have some time.

Anônimo disse...

Hey you - nice page...I want to know about this bloodroot mole removal stuff. They say it removes moles... www.MoleRemedy.com
My sister said I was crazy. Any ideas?

Anônimo disse...

Duralee introduces Pavilion fabric
Durable outdoor usage Duralee Fabrics introduced the Pavilion Collection, a line of indoor/outdoor fabrics with color-coordinated prints, weaves and trimmings in a seven-book set.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

Anônimo disse...

Yahoo Unveils Podcast Search
Yahoo has debuted a Yahoo Podcasts service that leverages the portal's search engine to enable users to locate and subscribe to audio content that they can download to their Apple iPods and other portable MP3 ...
Hi, I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my Technology News related site. It isnt anything special but you may still find something of interest on Technology News.

Site Meter