terça-feira, 19 de julho de 2005

Saudades do Prata...


Jú Mancin


Ouvindo Sugar, System of a Down.

Tava aqui à deriva nessa NET vazia, e me lembrei do meu vício maior, crônicas do Sr. Mário Prata, uma mania mesmo. Leio e releio várias vezes as mesmas crônicas, os livros. E me divirto sempre. Não me canso do Prata.

E como sei que minha parceira de blog também é apreciadora desse cronista engraçado, pensei em publicar aqui, uma de suas últimas crônicas, antes de sua saída para "a Poderosa" Rede Globo. É um tributo a nós, mulheres fumantes.

"Antes de mais nada, vamos deixar uma coisa bem clara. Não estou aqui a defender o cigarro (de tabaco). Sei de tudo, não precisa mandar cartinha para a redação reclamando. Bem para a saúde não deve fazer. Mais ou menos como respirar o ar de uma cidade como São Paulo durante anos e anos. Como é que os pais têm coragem, hoje em dia, de colocar uma criança para respirar aquilo?

O que eu quero defender são as pessoas que fumam.

Nesta campanha contra o tabagismo (liderada pelo país do Bush e só seguida pelo Brasil, em todo o mundo), o fumante virou bandido e ignorante. E o cerco está se fechando cada vez mais sobre nós. Somos caçados como traficantes dos morros. Estamos proibidos de freqüentar os melhores lugares.

Não podemos mais entrar em lugar nenhum (nos Estados Unidos e aqui). Nem em bar de aeroporto podemos mais fumar. Já tem prédio inteiros onde não se pode fumar.

Mas se a gente fuma é porque vendem. Se vendem é porque fabricam. Dinheiro! E eu, que entro com dois reais por dia nesta grande negociata, é que tenho que pagar o pato?

Dizem que somos minoria, minha amiga. Só que todas as minorias têm seus defensores, seus líderes, suas ONGS. Nós não temos. Nós somos burros e pronto. Ninguém vai te defender, menina.

Quando eu acendo um cigarro em algum lugar fora da minha casa, me olham. Me secam! Me olham com uma mistura de ódio e pena. E devem pensar: vai morrer, o babaca.

Mas é para as mulheres que eles olham com mais desdém. Como se estivéssemos no começo do século 20, devem achar que elas não prestam, que não merecem o nosso respeito e, em alguns casos, nem a nossa (deles) amizade.

Por que é que você quem não fuma ou deixou de fumar (e sofre desesperadamente até hoje, esperando morrer mesmo com uma bala perdida), por que você nos trata assim? É da sua conta, como diria meu pai?

Você não fuma, mas bebe. Você não fuma, mas sonega imposto. Você não fuma, mas trai a sua mulher. Você, não fumante, pode tudo. E nós não queremos nada. Queremos só fumar.

Fico vendo filmes americanos antigos. Todos fumam. Todos. Outro dia revi o famoso concerto com o Sinatra e o Tom Jobim. Os dois cantando Garota de Ipanema e fumando ao mesmo tempo. Fumar nem desafina, seu desafinado!

Pior que você, que nunca fumou, são aqueles que pararam. Deviam andar com uma advertência escrita na testa: não fumar pode dar câncer no saco! Tanta gente passando fome no Brasil, tanta gente sem teto, sem terra, tanta gente sem saber escrever e vocês preocupados com os que fumam? Sim, o governo e toda a sociedade estão contra nós. Nos tornamos inimigo público número um. Porra, não é mais fácil parar de fabricar e de vender?

Porque se mata mesmo, se dá câncer mesmo, o governo que deixa a mercadoria solta por aí é responsável por todas as mortes de fumantes. Ou estou louco, viajando?

Você estava lendo a revista calmamente e, de repente, caiu aqui neste desabafo entre uma tragada e outra. Te peço desculpas, minha leitora (fumante ou não). Eu só queria dizer que fumante também cria seus filhos, pagas suas contas, ama, se diverte. E morre da mesma maneira que você, que não fuma.

Só nos deixe viver em paz! O título é em defesa da mulher que fuma, pois acho que ela fica ainda mais encabulada. Tem homens, conheço alguns, que já andam virando mesa de restaurante e dando porrada em pentelho ex-fumante.

Brincando ou não, tenho medo que isto ainda vire uma guerra civil.

Tudo bem, vamos todos parar de fumar, mas vocês aí, vêem se maneram na repressão. A gente é do bem.
"

Em Defesa da mulher fumante, por Mario Prata. Revista Época, 05/06/2004.

Um comentário:

Anônimo disse...

O famoso admirador "ANÓNIMO" disse:
Vocês são todas loucas! mas concordo com quase tudo nesse blog, porque também sou louco, adoro tomar milhões de paroxetinas e fluoxecetinas, só para poder fumar, fumar, fazer muita fumaça! ver a enorme quantidade de fumaça cheiroso que sai dos meus pulmões, adoro, quase tanto quanto SEXO!
adoro o cheiro de nicotina que sai dos poros quando fazemos SEXO! e o gosto doce e amargo, "como um chocolate meio amargo" de um beijo nicotinado, mulheres que fumam são lindas e cheirosas, mesmo sendo feias ficam sex fumando! e alias acho que nunca vou parar de fumar, foda-se as doenças! gosto de fumar, então vou fumar e ouvir aquele estralo maravilhoso de um cigarro sendo sugado, é como se estivesse absorvendo energias sobrenaturais!!! e ainda vou ficar louco de ter que no estacionamento da porra do prédio que trabalho para fumar, e vou acender um maço inteiro de cigarros de uma só vez, as 20 unidades queimando e estralando, soltando fumar, como uma maria fumaça na cara desses FDP ex-fumantes de merda, pra mim são como ex-putas, ex-ladrões, um bando de chatos, que adoram freqüentar a Universal do Reino de Deus.

Beijos... de mais um louco de plantão!!!

Site Meter